2018 – O ano da retomada dos Concursos Públicos

0
1033

Os concurseiros de plantão que se preparem, pois, segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o governo federal voltará a fazer concursos públicos em 2018.

O ministro destacou que a necessidade de abertura de novos concursos se deve, principalmente, em função do crescente número aposentadorias no atual quadro de servidores do governo federal. Para se ter um panorama claro da necessidade urgente de renovação da força de trabalho no serviço público federal, Ministério do Planejamento prevê aposentadoria de 40% dos servidores atualmente na ativa até o ano de 2027, o que equivale ao total de 216 mil servidores. Assim, caso não haja uma gradual reposição de mão de obra de servidores públicos por concursos desde já, há riscos de paralisação na prestação de serviços públicos essenciais ao funcionamento do estado.

Outro ponto a favor da retomada dos concursos públicos em 2018 é a recuperação gradual da economia do Brasil observada, sobretudo, já neste o último trimeste de 2017 – basta lembrar que desde 2015, quando o país começou a enfrentar a mais grave crise financeira de que se tem notícia, o serviço público foi atingido em cheio por conta da necessidade inadiável de ajustes nas contas públicas. A crise fez com que o Ministério do Planejamento somente autorizasse as seleções públicas de áreas mais urgentes, como segurança pública, saúde e educação com raríssimas exceções.

Atualmente há grandes seleções já autorizadas e aguardando lançamento de edital, como é o caso, por exemplo da Abin – Agência Brasileira de Inteligência –, com previsão de oferta de 300 vagas em várias áreas; AGU, com 100 vagas; MPU, com 1606 vagas; STM, com 43 vagas; dentre outros.

Mais do que comemorar, agora é a hora de começar com força total os estudos, sobretudo das matérias comuns a maioria dos editais, tais como: português, informática, raciocínio lógico, constitucional, administrativo, para que o candidato esteja mais bem preparado para quando os editais começarem a ser publicados.

Por Jefferson Santos (estrategista de aprovação em concursos públicos), em 07/11/2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here