DJ Jamaika, a voz forte que vem da periferia

0
618
Com um discurso colaborativo, de empoderamento e fortalecimento das comunidades; pré-campanha do rapper da Ceilândia DJ Jamaika vem ganhando força; Jofran Frejat (PR-DF), pré-candidato a Governador; e Flávia Arruda (PR-DF), pré-candidata a Federal, já declararam apoio ao projeto do artista.

O rapper e pré-candidato a deputado distrital DJ Jamaika, 50, parece ser um dos queridinhos do momento. Não fosse o sucesso dos mais de 30 anos de carreira do artista e o fato de onde ele vai (seja no centro da Capital, seja – principalmente – na periferia) precisar parar para fotografias, Jamaika vem ganhando importantes apoiadores também no universo da política.

Na manhã desta segunda-feira, 4, em uma reunião privada, o pré-candidato ao Governo de Brasília, Jofran Frejat, declarou integral apoio à pré-candidatura de Jamaika ao Legislativo Distrital.

A parceria deve ocorrer a nível de uma caminhada de colaboração com o objetivo de fortalecer o nome de Frejat também nas regiões mais pobres do DF, bem como de trazer mais relevância para a pré-candidatura de Jamaika.

A contrapartida de Frejat é a de assinar uma carta de compromissos para a valorização dos artistas e dos movimentos culturais, em busca de um benefício real. Na visão de Jamaika, verbas a nível regional devem ser aplicadas em artistas locais. “Como um artista vai chegar ao sucesso ou ser reconhecido se ele não recebe o apoio?” questiona.

No entanto, Jamaika garante não vem para ser apenas mais um nome artístico que visa defender sua categoria em forma de Lobby. Para ele o fortalecimento da comunidade é principal. “Se você asfaltar uma rua, iluminá-la bem, educar as pessoas, fortalecer a segurança, trazer o Estado para a rua, você tem um ganho enorme. Com isso o próprio artista sai fortalecido para fazer seu trabalho.” Defende. “Nosso foco é a comunidade e como consequência a cultura. Não o contrário” acrescenta.

Com essa visão, o rapper da Ceilândia e morador do Sol Nascente também ganhou apoio da pré-candidata à deputada federal Flávia Arruda. O apoio representa um ideal de resgate ao projeto iniciado pelo ex-governador José Roberto Arruda de defesa das comunidades.

De acordo com Jamaika, assim que Arruda deixou o cargo, as benfeitorias realizadas foram rapidamente desfeitas. “Durante a campanha o Arruda prometeu colocar nas zonas periféricas o mesmo tipo de iluminação que se põe no centro de Brasília. E cumpriu. Ficou tudo iluminado e claro, com qualidade para a população” lembra. “Mas assim que saiu do poder, trocaram as lâmpadas e recolocaram as antigas, mais fracas. Pense isso também a nível das coisas grandes. Tudo se perdeu”, lamenta.

O ambicioso projeto de DJ Jamaika busca capilaridade nas três esferas: majoritária ao governo local (GDF), federal e com o próprio artista na Distrital. O objetivo da campanha é realizar com verbas integradas um projeto unificado pelo bem das periferias, com um discurso não vitimista, de empoderamento social, e de construção colaborativa. Projeto que vem ganhando apoio de todos os lados.

Enquanto isso, a gente segue observando!

Guilherme Rocha

Play 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here