O fenômeno chamado Copa SP

0
251

A competição mais democrática do País, sem dúvidas é a Copa São Paulo de Futebol Jr. A Copinha, como carinhosamente é chamada, passou de uma competição desinteressante para as equipes campeãs das categorias de base, ao principal torneio-laboratório do País para a formação de novos atletas.

Serão 23 dias, 26 Estados, 128 times, 32 grupos e 32 cidades sedes, 159 jogos, 14310 minutos de bola rolando, um campeão, e diversas revelações.

O crescimento do interesse pela competição se dá muito em função da crise econômica que o País atravessa, bem como dos astronômicos salários pagos aos atletas na América do Norte, Europa, Ásia e dos sheiks do petróleo do mundo árabe. Até mesmo por conta dos programas de refinanciamento de dívidas e de responsabilidade fiscal aderido pelos clubes, o Profut.

Em razão disso os clubes tem investido em pelo menos dois atletas da base em seus times titulares. Muitas vezes no plantel, entre suplentes e atletas que treinam com a equipe para ganhar experiência, estão até 10 jogadores formados pelo clube.

O resultado do cálculo para ajudar a tirar os times da crise é muito simples: bons atletas + vigor físico da juventude + identificação com o clube e com a torcida + economia ao repor jogadores e para compor elenco + salários baixos + longos contratos + vendas a peso de ouro para o mercado internacional = dinheiro. Fora quando o trabalho integrado forma ainda bons treinadores como no caso de Fábio Carille, Jair Ventura, Zé Ricardo, Alberto Valentimm, Felipe Conceição e outros tantos Brasil a fora.

A importância que os clubes passaram a dar para as competições de base, sobretudo a Copa SP, além do ganho técnico, tem trazido o interesse das torcidas e a atenção da audiência.

Tabela

A partir das 16h até às 23h, as 64 equipes que se classificaram da fase de grupos se enfrentem em jogo único buscando classificação para a terceira fase, que antecede as oitavas de final. A partir de agora todos os confrontos são eliminatórios pelo chamado Mata-Mata.

Das 20 equipes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro, somente o Fluminense foi eliminado na fase de grupos. Dos times que disputam a Série B, apenas oito foram eliminados.

Guilherme Rocha

Play1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here