Resumão da 34ª rodada do Brasileirão

0
269

Lá se foi mais uma rodada do Brasileirão e muito pouco mudou. O Corinthians venceu mais uma e abriu 10 pontos de vantagem para o atual vice-líder, o Grêmio. Faltando apenas quatro rodadas e 12 pontos em disputa, a equipe de Itaquera pode ser campeã já nesta quarta, 15, sem precisar sequer entrar em campo.

Tentam tirar o troféu do Corinthians: o Grêmio, que vem de tropeço contra o Vitória e joga contra o São Paulo, e Palmeiras, que ganhou do Flamengo e agora pega o Sport. Só a vitória interessa para as duas equipes. O Santo, que ainda tinha alguma chance, perdeu ontem (13) para a Chapecoense e está matematicamente fora da disputa.

Caso o resultado do jogo dos adversários diretos não seja suficiente para assegurar troféu, basta uma vitória simples para o Corinthians garantir o título. A equipe deve enfrentar o Fluminense, num Itaquera lotado, afinal o jogo vale a taça, mesmo que com três rodadas de crédito.

Libertadores

Já a morna disputa pela Libertadores, ganhou um pouco mais de monotonia e segue embolada. O Botafogo, primeiro na pré libertadores, perdeu para o Furacão (que volta para a briga). O Flamengo também ficou para trás por que perdeu para o Palmeiras. O Palestrino agora abre seis de vantagem para o Glorioso e cinco para o Rubro-Negro. O Vasco empatou com o São Paulo que também segue na disputa, assim como Bahia e Galo que também se enfrentaram.

São (até agora) cinco vagas diretas e duas indiretas para a Libertadores 2018:  Cruzeiro (com vaga garantida por ter sido campeão da Copa do Brasil); Corinthians (garantido matematicamente com 68 pontos), Grêmio (58), Palmeiras (57) e Santos (56). Cinco pontos atrás vêm Botafogo (51) abrindo a Pré, em seguida Flamengo (50) e Vasco (49). Bahia e Galo tem 46; e São Paulo e Atlético Paranaense 45, cinco pontos atrás do Flamengo, que segue com a última vaga da pré-libertadores.

No entanto, duas equipes brasileiras ainda disputam torneios internacionais: Grêmio (finais da Libertadores) e Flamengo (semis da Sulamericana). O título dessas equipes abriria novas vagas para a Libertadores do ano que vem. Mas os jogo decisivos só ocorrerão após a penúltima rodada do Brasileirão.

Z4

Na Zona de rebaixamento, o lanterna Atlético Goianiense venceu o Sport, que segue na zona. O resultado é apenas a oitava vitória do Dragão que só escapa se ultrapassar Sport, Ponte, Avaí e Vitória, no caso de vencer todas a equipe baiana perder todas.

O vice-lanterna Avaí perdeu para o líder Corinthians e segue lutando por um milagre. Com apenas oito vitórias, a equipe precisa tirar quatro pontos do Vitória ou cinco do Coritiba, com apenas 12 em disputa. Liguem os secadores.

Já a Ponte, 18º colocada, empatou com o adversário direto Coritiba e segue empatada com 36 pontos junto do Sport.

 Palpitômetro

Faltando apenas quatro rodadas, o virtualmente campeão Corinthians deve assegurar o troféu já na próxima rodada. Grêmio, Palmeiras e Santos devem fechar o G4, não necessariamente nessa ordem. Botafogo, Flamengo e Vasco tendem a brigar pela última vaga na Pré-Libertadores, se não continuarem oscilando tanto. E as demais equipes torcem por pelo menos um título Brasileiro na América.

O que realmente muda para os outros anos é que algumas equipes devem escapar da degola sem os tradicionais 45 pontos, pela grande competitividade desde ano, embora não signifique um nível técnico elevado. Quem sobeviver ainda ganha a vaga na Sulamericana 2018.

Enquanto isso, segue o jogo!

Guilherme Rocha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here