Rollemberg anuncia que vetará eleições para administradores regionais

0
202

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), anunciou na manhã de hoje, 5, que vetará o projeto de lei aprovado pelos deputados distritais, no dia 6 de dezembro, que definia as regras para a eleição dos administradores regionais. O Palácio do Buriti deve encaminhar, ainda nesta semana, nova proposta sobre o tema para a Câmara Legislativa.

A proposta aprovada pelos deputados, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), previa que qualquer cidadão inscrito na região eleitoral pudesse indicar nomes ou participar do pleito. Os dez nomes mais votados comporiam uma lista. Desses nomes, dos três mais bem colocados, um seria indicado pelo governador, nos primeiros meses de seu mandato. Os administradores também teriam mandatos de quatro anos.

O texto também presumia que os administradores tivessem idade mínima de 25 anos, residência fixa na região de, no mínimo, um ano, experiência de trabalho de pelo menos três anos, e idoneidade moral. O administrador nomeado deveria continuar morando na região durante seu mandato. O Salário do gestor deve ser equivalente a até 80% do que receberia um secretário de governo.

Nova proposta

A tendência é que o Executivo local elabore uma proposta que faça com que a disputa seja realizada por meio de eleição direta, de acordo com a escolha dos cidadãos, conforme promessa de campanha de Rollemberg. A justificativa do governo é evitar a criação de despesas.

Servidores nomeados

O governador da Capital também comentou a nomeação dos novos servidores públicos. Quase quatro mil novos profissionais foram empossados neste ano, entre profissionais da saúde, bombeiros, policiais militares e profissionais da educação.

Rodrigo Rollemberg também antecipou que pretende convocar novos agentes penitenciários e agentes do sistema socioeducativo.

Guilherme Rocha

Play 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here