Volume do Descoberto sobe 3,4% neste final de semana

0
81
Entre sábado e domingo alta de 2,9% foi a maior do ano; maior reservatório do DF registrou na tarde de hoje 48,2%.

A Barragem do Descoberto, maior reservatório de abastecimento do Distrito Federal, voltou a apresentar forte aumento em seu volume neste final de semana. De sábado para domingo, 4, o nível do reservatório subiu de 44,1% para 47% do total de sua capacidade.  No início da tarde de hoje, 5, a medição registrou nova alta, agora de 1,2%.

O salto de 2,9%, entre sábado e domingo, é a maior subida do ano. Considerando os dois dias, a alta foi de 3,4%. O último crescimento tão rápido no período de um dia, ocorreu entre 24 e 25 de dezembro de 2017, quando foi registrado aumento de 3,1% no nível da Barragem.

A guinada desde final de semana é a segunda maior no período de dois anos, perdendo apenas para a variação que ocorreu entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2016, quando o volume do reservatório subiu 5,2%; e para a do Natal de 2017. As informações são disponibilizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA).

Novo aumento

No início da tarde de hoje, 5, em nova medição da agência, o nível do reservatório registrou alta de1,2%. Com o aumento o reservatório chega a 48,2% do total de sua capacidade. Com a alta, a Barragem chega ao seu 71º consecutivo de alta.

Em três meses o volume do reservatório passou do seu menor nível histórico, 5,3%, em 7 de novembro, para os 48,2% registrados na tarde de hoje. Segundo a ADASA a explicação é o volume de chuva atípico que tem caído sobre a cidade.

Segundo o instituto de meteorologia Inmet, nos primeiros dias do mês, choveu 47% do esperado para os 28 dias de fevereiro. De acordo com o instituto metade dessa chuva caiu entre sábado e domingo.

Chuvas

A previsão é de que as chuvas continuem essa semana. A umidade do ar deve varias entre 70% e 95% nos próximos dias e as temperaturas podem oscilar entre a mínima de 17º e máxima de 26º.

Guilherme Rocha

Play 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here